segunda-feira, 27 de junho de 2005

Nur Was Nicht Ist, Ist Möglich #4

ANDREW UNRUH: Era excelente ter aquelas casas ocupadas em Berlim. Eram umas boas 141 casas no seu pico. Berlim estava cheia de gente, mas ninguém investia em Berlim porque a situação durante a Guerra Fria parecia ser muito arriscada. Muitas casas estavam em más condições e desocupadas e então os squatters usavam-nas como uma oportunidade para criarem um espaço para eles próprios viverem. Chamava-se então a isso "Instandbesetzung" -- "squatting reparador".
ALEXANDER HACKE: Em 1980, eu mudei-me para o squat da Pflügerstrasse, na esquina da Reuterstrasse, onde o Andrew vivia com um grupo de hippies, a facção comedora de muesli dos squatters. (...)
ANDREW UNRUH: Tínhamos uma sala de ensaios na cave, onde tocávamos. Isto era Berlim-Neukölnn. A casa foi demolida entretanto. Divertimo-nos muito por lá. Muita alegria, mas também muito sofrimento. (...)
BLIXA BARGELD: É verdade. O Alex vivia nesse edifício ocupado. Foi expulso de lá muito rapidamente. O Andrew, que vivia na mesma casa, comportava-se de forma mais inteligente. Tudo por lá estava decorado com grafitti políticos, aqueles peace-and-love e flower-power dos últimos tempos da era hippy, tudo de bom. O Andrew começou a riscar tudo, escrevendo ao lado: "Bid Farewell." Nenhum dos squatters compreendeu aquilo. Não era óbvio. E por isso não podiam fazer nada contra ele, ainda que pensassem que ele era um pouco suspeito. A suástica do Alex era fácil de entender, mas não o "Bid Farewell".


Excerto de "Nur Was Nicht Ist, Ist Möglich / No Beauty Without Danger", de Max Dax e Robert Defcon, biografia dos Einstürzende Neubauten, recentemente publicada através de edição limitada disponível apenas nos concertos da presente digressão e no site do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.